sexta-feira, 3 de junho de 2011

Festa Junina

É costume no mês de junho ser realizado em todos os cantos do Brasil, as Festas Juninas ou simplesmente, o São João. A festa junina pode ter duas origens:

1. Devido as festividades no mês de junho.
2. Com origem dos países católicos da Europa, que seria para homenagear São João. No início, a festa se chamava Joanina.

De acordo com alguns historiadores, o São João foi trazido ao Brasil, pelos portugueses, ainda no período colonial. Nesses período, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses.  Portugal e a Espanha, trouxeram o costume da dança de fitas. Da França veio a dança marcada ( que é uma característica da dança dos nobres), soltar fogos de artifício veio da China. Com o passar do tempo, todos esses costumes se misturaram com os costumes brasileiros, diferenciando-se em cada região do país.
Mesmo tendo se espalhado por todo o país, a festa de São João no nordeste é a de grande destaque. Nesse mês, é tempo de agradecer a três santos: São João, São Pedro e Santo Antônio, pelas chuvas que aconteceram.
Além de ser um momento festivo, o São João apresenta diversas tradições. Como exemplo, temos: as fogueiras, balões, quermesses e simpatias para casamento.
Bom São João!!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário