terça-feira, 5 de julho de 2011

Verdade ou mito ?

Todas às vezes que vamos comer um bom chocolate, pensamos se devemos ou não comê-lo. Isso porque nos lembramos daquela velha história: "não coma muito chocolate, ele dá espinhas". Principalmente na adolescência, o chocolate vira o vilão das espinhas. Agora vem a pergunta : isso é MITO ou VERDADE ?
De acordo com vários especialistas, não existe nenhuma referência de que chocolate provoque realmente espinhas. A acne ou as famosas ''espinhas'', se originam a partir do aumento da produção de sebo. Esse sebo acaba entupindo o canal de saída das glândulas sebáceas. Quando entope o      canal, formam-se os cravos. Eles possuem uma cor escura devido ao sebo e a melanina oxidados.                                     
Quando as bactérias se instalam
nesse canal entupido pelo sebo, formam-se as espinhas.
É comum a elevação na produção dos hormônios está ligada com questões emocionais. Quando estamos ansiosos, vamos comer mais chocolate para amenizar essa tensão. Como consequência, teremos o aparecimento de espinhas, não pelo consumo de chocolates, e sim pelo aumento na produção hormonal.
O chocolate escuro, possui uma substância chamada de Flavonóides. Ela combate o envelhecimento das células. Encontra-se no cacau e quanto mais amargo e escuro for o chocolate, maior a concentração dessa substância. Por isso, coma chocolate sem essa preocupação, mas não coma em excesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário